Muita gente sonha em ter aquele sorriso de cinema, com dentes branquinhos e brilhantes, não é mesmo? O problema é que isso é mais difícil do que parece, pois nossos dentes acabam ficando amarelados e manchados com o passar do tempo, uma consequência da nossa alimentação e de alguns hábitos específicos, como o tabagismo, por exemplo.
A boa notícia é que nossos dentes não precisam ficar manchados para sempre, pois o clareamento dental é a alternativa perfeita para recuperar aquele brilho no sorriso. Esse é um procedimento simples e seguro que cumpre o que promete, mas é comum que muitos ainda tenham dúvidas a respeito. Neste artigo, falarei tudo que você precisa saber sobre clareamento dental.
Como é realizado?
O clareamento dental utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio que, ao entrar em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas e clareá-los novamente. Esse é um detalhe muito importante: muitas pessoas confundem o clarear com embranquecer, mas não é isso que acontece. O clareamento dental não devolve o branco dos dentes, apenas os clareia, então é impossível alterar a cor natural da sua arcada dentária.
Existem diferentes formas de se realizar o procedimento. Para pessoas que já fizeram algum canal, é mais indicado um clareamento interno, quando a substância é colocada dentro do dente; caso contrário, é realizado um externo normalmente. Sob as orientações adequadas de um dentista, também é possível realizar o processo em sua própria casa com a ajuda dos produtos certos. Vale lembrar que existem muitos “métodos caseiros” que circulam a internet, mas eles não são confiáveis e muito menos eficazes. O único jeito certo de fazer em casa é consultando um dentista previamente e utilizando os produtos que ele recomendar.
Também existe a alternativa de mesclar essas duas opções, realizando parte do tratamento no consultório e parte em casa. Vai da preferência do paciente, pois todos os métodos têm eficácia garantida.
Existem contraindicações?
Apesar de ser algo totalmente seguro, nem todo mundo pode realizar um clareamento dental. O procedimento é contraindicado para menores de 16 anos, gestantes, mulheres em fase de amamentação e aqueles que possuem dentes muito sensíveis. Um mito popular é de que fumantes também não podem realizar clareamento, mas isso não é verdade. O único problema é que o hábito de fumar fará com que os dentes amarelem mais rapidamente, então o ideal seria abandonar o cigarro (o que também é recomendado por questões de saúde).
Outro mito popular é de que o procedimento deixa os dentes mais sensíveis. Isso é verdade em partes, pois de fato é uma reação comum nos primeiros dias após a realização do clareamento, mas depois essa sensibilidade desaparece naturalmente. Sendo assim, não é um efeito definitivo e sim algo temporário.
Por fim, os resultados do clareamento dental não são definitivos. Conforme o tempo passar e o consumo de alimentos com corante continuar (o que inclui café, vinho, refrigerantes, beterraba e muitos outros) os dentes voltam a ficar manchados, mas isso demora. O clareamento dental é um procedimento que precisa ser realizado de tempos em tempos para manter seu resultado, então não precisa se preocupar em cortar alimentos da dieta ou ficar com receio de comer algumas coisas.
Caso tenha mais alguma dúvida, procure um dentista de confiança!