É a doença periodontal qua atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença o osso vai sendo reabsorvido devido a infecção. A gengiva ‘descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nessa estágio pode se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.
A CAUSA
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam a defesa do organismo.
OS SINAIS
Quem tem doença periodontal dificilmente sente dorr. Os principais sinais são:
O TRATAMENTO
Inicialmente, o tratamento deverá ser feito pelo dentist.
No caso da gengivite, a profilaxia (limpeza), a escovação e o uso do fio/fita dental regulares regridem a doença.
No caso da periondontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo com a raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo dentist, quanto pelo paciente, através da escovação e o uso de fio/fita dental.
A PREVENÇÃO
Prevenir a doença periodontal é muito fácil. Basta ter uma escovação efetiva e regular e usar diáriamente o fio/fita dental.
As visitas regulares no dentist ajudarão a prevenir essas e todas as outras doenças.
SE DURANTE O USO DO FIO DENTAL MINHA GENGIVA SANGRAR, DEVO CONTINUAR USANDO?
Primeiro verifique se você está usando o fio de forma correta. Se sim, esse sangramento está alertando sobre a presença de bactérias na região. É fundamental que você continue usando os fios na tentativa de remove-las e nos procure para uma avaliação.
APÓS O TRATAMENTO, DEVO RETORNAR AO PERIODONTISTA?
Sim, há necessidade de retornos periódicos para um tratamento de manutenção. Cada paciente tem uma necessidade específica de retorno, iremos avaliar o seu caso e daremos a orientação adequada.
CARO PACIENTE
Um sorriso bonito e saudável é reflexo de uma vida cheia de saúde. Foi pensado em seu sorriso que desenvolvemos esse guia. Nele você encontrará, de forma simples e direta, informações sobre doenças periodontais.
Além dele, você poderá contar conosco. Teremos o maior prazer em explicar a você todo o procedimento para prevenir, diagnosticar e tratar esse tipo de doença dentária.
Afinal, queremos ver seu sorriso sempre bonito e saudável.
Um abraço
Dra. Dolores Gonçalvez D. Gusson
Dra. Dolores © 2025 | Todos os direitos reservados.
Política de privacidade