Manchas nos dentes de crianças: entenda o que pode ser

Não é incomum encontrarmos crianças e bebês com os dentinhos manchados no consultório, o que geralmente assusta os pais, já que é natural notar que há algo de errado. Manchas nos dentes podem ser causadas por muitas coisas diferentes, algumas ligadas diretamente com higienização e alimentação, outras com doenças e outros problemas bucais, então o primeiro passo sempre será investigar com um profissional especializado.

No caso das crianças, a causa mais comum costuma ser cáries e quem já teve sabe muito bem como é um problema incômodo e por vezes difícil de lidar. Por se tratar de dentes de leite, que são mais frágeis que os permanentes, o desenvolvimento de uma cárie pode ser ainda mais rápido e fácil, então é importante que os pais fiquem atento ao surgimento dessas manchas.

A seguir, entenda melhor como identificar uma cárie no seu filho e quais outros possíveis problemas as manchas nos dentes podem indicar.

Como identificar uma cárie?

As cáries se formam a partir da desmineralização do esmalte dentário, provocada por ácidos que vão deteriorando o dente e alterando sua estrutura. O primeiro sinal que percebemos geralmente são as manchas brancas, que também apresentam um aspecto meio rugoso e opaco, mas quando não tratadas, com o tempo um buraco vai surgindo na parte afetada.

Esse é um problema totalmente relacionado com alimentação e higienização. Crianças que comem açúcar têm mais chances de ter cáries, já que o açúcar é o principal formador de placa bacteriana e desse ácido que desmineraliza o esmalte dos dentes. Exagerar nos doces não é recomendado na fase adulta e muito menos quando se é criança, assim como uma boa higiene bucal se faz necessário desde pequeno. Nesse caso, os pais precisam se atentar a ensinar os filhos a escovar os dentes e usar fio dental, os auxiliando até que consigam fazer sozinhos.

Nem sempre uma mancha esbranquiçada é sinal de cárie, mas pela localização é possível identificar o problema com mais facilidade. Geralmente, as manchas de cárie ficam nas extremidades do dente, próximas da gengiva ou entre os dentes, então quando estão mais centralizadas provavelmente se trata de outra patologia.

Outras causas

As cáries são a causa mais comum, mas existem outros problemas que também podem causar essas manchinhas. Um deles é a fluorese, uma condição que se forma a partir do excesso de flúor nos dentes, especialmente na fase em que eles ainda estão nascendo. O flúor em si é um mineral benéfico que ajuda a prevenir cáries, mas quando presente de forma excessiva, acaba tendo um efeito contrário e desgasta o esmalte dentário.

Outra possível causa é a hipoplasia do esmalte dentário, uma condição em que o corpo não consegue produzir esmalte dentário suficiente, levando ao surgimento das manchas, pequenas linhas ou até mesmo à perda de parte do dente. Esse problema é mais comum em crianças com menos de três anos de idade.

Independente da causa, é sempre indispensável procurar a opinião de um dentista e manter um tratamento odontológico regular para evitar outras complicações.

 

Referências

https://sorrisologia.com.br/w/manchas-brancas-nos-dentes-pode-ser-o-primeiro-sinal-de-carie-na-infancia_a9446

https://www.tuasaude.com/hipoplasia-do-esmalte-dentario/#:~:text=A%20hipoplasia%20do%20esmalte%20dent%C3%A1rio%20acontece%20quando%20o%20corpo%20n%C3%A3o,dependendo%20do%20grau%20da%20hipoplasia.

https://sorrisologia.com.br/w/fluorose-dentaria-o-que-e-como-se-forma-quais-sao-as-causas-tem-tratamento-saiba-tudo-sobre-essas-manchas-brancas-nos-dentes_a10330

 

© 2022 - Dra. Dolores. Todos os direitos reservados.