Todo mundo sabe que o excesso de açúcar na alimentação e a falta de escovação são alguns hábitos que prejudicam a saúde bucal, mas você sabia que nem tudo está relacionado a sua alimentação? Existem diversas coisinhas que, por menor que possam parecer, podem sim afetar a integridade dos dentes e deixar a cavidade oral mais propensa a desenvolver doenças e outras complicações.
Hoje trago alguns desses hábitos que você deve ficar atento, pois insistir neles pode ser bem prejudicial para sua saúde bucal a longo prazo. Confira:
Escovar os dentes com força
A força que você coloca na escovação não é sinônimo de limpeza, então não adianta nada escovar os dentes com muita força – pelo contrário! A pressão colocada sob os dentes e as gengivas pode danificá-los e deixá-los mais vulneráveis à ação das bactérias presentes na boca. Tenha em mente que, na hora de escovar, é preciso realizar movimentos suaves e utilizar uma escova de dentes macia, que ajude a higienizar e não a machucar.
Ranger e apertar os dentes
Quem costuma ranger ou apertar os dentes geralmente faz isso involuntariamente e por vezes isso está até ligado a uma condição chamada bruxismo. Contudo, nem sempre se trata de um quadro complexo ao ponto de precisar de acompanhamento médico constante; o próprio paciente pode tentar se livrar desse hábito ao tentar controlar melhor os momentos em que reparar que está rangendo os dentes.
Quando existe um diagnóstico de bruxismo, daí já é necessário o acompanhamento com um dentista, a realização de alguns exercícios de relaxamento, utilizar um protetor bucal na hora de dormir e outras medidas para evitar o atrito dos dentes.
Roer as unhas
O hábito de roer as unhas geralmente está ligado com um quadro de ansiedade e prejudica não só as unhas, mas também os dentes. Quem tem esse costume geralmente deixa a mandíbula em posição de protrusão (deslocada para frente) por tempo demais, e os dentes também acabam se desgastando com o tempo.
Caso não consiga abandonar este hábito por conta própria, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional especializado.
Usar palitos de dente
Quem usa palitos de dente geralmente está tentando remover restos de alimentos dos dentes, o que é algo positivo. Porém, o uso de utensílios não dentários na boca pode ser bem prejudicial, especialmente porque eles podem causar danos aos dentes e às gengivas. Para higienização, nada deve substituir a escovação e o uso de fio dental diariamente.
Tabagismo
Fumar não é benéfico de nenhuma forma e, da mesma forma que afeta a saúde como um todo, também é extremamente prejudicial para a saúde bucal. Seja cigarros, charutos ou até mesmo tabaco de mascar, qualquer tipo de fumo causa mau hálito e boca seca, além de elevar muito os riscos de doença periodontal, cáries e câncer de boca.
Lembre-se que ir ao dentista regularmente também é essencial para manutenção da saúde bucal e diagnósticos precoces. Não deixe de realizar seus exames odontológicos de rotina!
Referências
https://www.colgate.com.br/oral-health/threats-to-dental-health/11-habits-that-damage-teeth