Conheça os benefícios do implante dentário

Os implantes dentários compõem o tratamento mais avançado em termos de reposição de dentes, sendo indicados para qualquer pessoa que tenha perdido um ou mais dentes da arcada. Além de proporcionar um resultado esteticamente mais satisfatório, esses implantes também são mais eficazes nos quesitos estrutural e funcional, sendo a substituição perfeita para os dentes ausentes.

A seguir, entenda melhor como funciona a cirurgia, quais são os tipos de implantes e como eles podem mudar a vida de uma pessoa.

Procedimento

Os implantes dentários são réplicas de dentes com um pino metálico na parte de baixo, esse que o manterá fixado na gengiva. Eles podem ser feitos de porcelana ou resina. A prótese de porcelana é a mais próxima de um dente natural, sendo mais utilizada para substituir dentes isolados (que não sejam sequenciais). Já a de resina é a mais utilizada e recomendada para casos opostos, quando a pessoa perdeu vários dentes próximos e precisa substituir grupos inteiros.

Apesar de ser um procedimento relativamente simples, ele é um pouco demorado e leva alguns meses para ser finalizado. Tudo é feito em duas etapas principais: colocação dos pinos e depois das próteses. Quando os pinos forem alocados em seus respectivos lugares, é necessário esperar um tempo de cicatrização até que as próteses possam ser acopladas em cada um.

O pós-operatório requer apenas alguns cuidados básicos como repouso de, no mínimo, 48 horas, priorizar alimentos gelados nos primeiros dias, compressas frias para controlar o inchaço e evitar qualquer tipo de atividade física ou pesada por pelo menos 10 dias, além de usar os medicamentos prescritos pelo cirurgião dentista.

Para estar apto para a cirurgia, é essencial que o paciente tenha gengivas saudáveis e disponibilidade óssea para a inserção dos pinos. Pessoas que não se encaixam nesses requisitos podem não conseguir realizar o procedimento.

Benefícios

O primeiro grande impacto causado pelos implantes dentários é a elevação da autoestima, já que eles se assemelham muito a um dente natural e devolvem o sorriso do paciente. Isso não se limita somente à estética, mas também à fala, pois os dentes também são peças fundamentais da dicção, então qualquer um que esteja ausente interfere diretamente na fonética do indivíduo.

Ter uma arcada dentária completa é essencial para manter todas as funções bucais funcionando adequadamente. Além da fala, a mastigação também é outro ponto chave que pode ser corrigido com a ajuda dos implantes. A ausência de dentes leva a pessoa a mastigar apenas em pontos específicos da boca, o que pode prejudicar a musculatura da região e desgastar os dentes afetados. Isso também pode trazer consequências ao sistema digestivo, já que os alimentos não estão sendo mastigados adequadamente.

Por todos esses motivos, os implantes dentários são o tratamento definitivo para perda de dentes. Caso queira saber mais, não deixe de procurar a ajuda de um dentista!

© 2022 - Dra. Dolores. Todos os direitos reservados.