Assim como os adultos, toda criança está sujeita a desenvolver uma série de problemas bucais e, na infância, existem algumas doenças que são especificamente mais comuns devido a diversos fatores. Crianças não costumam ter paciência ou habilidade suficiente para fazerem uma higienização adequada, além de que costumam consumir doces com mais frequência.
Por esse motivo, as visitas regulares ao dentista na infância são indispensáveis, pois somente com acompanhamento profissional é possível diagnosticar esses problemas e tratá-los antes de haver novas complicações. Quando não tratadas corretamente, essas doenças podem interferir na saúde bucal a longo prazo, podendo causar ainda mais problemas na fase adulta. Confira quais são as mais comuns na infância:
Cárie
Uma das maiores inimigas da saúde bucal na infância, as cáries estão entre as doenças bucais mais comuns entre crianças. São causadas por uma infecção bacteriana que corrói os dentes e os destrói lentamente, até chegar na raiz. O problema está relacionado com o excesso de placa bacteriana, consequente tanto da má escovação quanto do excesso de açúcar.
A prevenção da cárie é muito simples, pois consiste apenas em uma higienização bucal adequada, com escovação três vezes ao dia e uso de fio dental diariamente. Os pais devem controlar o consumo de doces dos filhos, pois o açúcar é o principal causador não só de cáries, mas de várias outras doenças da cavidade oral.
Gengivite
Além de cáries, a má higiene bucal também resulta em outros tipos de inflamações como a gengivite, que acomete as gengivas e causa sangramentos na hora da escovação ou de passar o fio dental. É um problema bastante comum que costuma se curar naturalmente conforme a higienização acontecer da forma correta, mas que sempre pode se agravar quando não tratada adequadamente.
A gengivite em si não é preocupante, mas se não for tratada, pode evoluir para periodontite, uma doença que causa danos permanentes à gengiva e ao osso maxilar, por isso é importante procurar a ajuda de um dentista quando necessário.
Halitose
A halitose é a condição que provoca mau hálito, uma consequência do acúmulo de sujeira e bactérias na boca. Pode ou não ser causada por outra doença bucal, mas nas crianças costuma estar relacionado com a má higienização bucal. O fato do pequeno estar com mau hálito é um indício de que a escovação precisa melhorar; caso contrário, pode resultar em problemas mais graves.
Fluorese
Durante a infância, o flúor é bastante utilizado para prevenir cáries e se faz presente em praticamente tudo, até mesmo na água. Os cremes dentais infantis costumam possuir flúor em sua composição e, mesmo sendo algo benéfico, é preciso ter bastante controle sobre a quantidade que a criança está consumindo.
Quando presente de forma excessiva, o flúor causa fluorese, um problema que causa o efeito oposto que a substância deveria proporcionar, deixando os dentes mais vulneráveis à ação de bactérias, aumentando os riscos de cáries e causando manchas esbranquiçadas na arcada dentária. Por isso, é muito importante que os pais sigam as recomendações do dentista com respeito ao uso de flúor.