Existem muitos fatores que podem afetar a autoestima de uma pessoa a respeito do seu sorriso, muitas vezes indo além do alinhamento ou aspecto dos dentes. A gengiva costuma estar entre um dos principais motivos de descontentamento, afinal muitas vezes ela pode ser assimétrica à arcada dentária ou apresentar um excesso de tecido que incomoda. Chamamos de sorriso gengival quando existe mais gengiva do que dentes ao sorrir, uma queixa muito comum nos consultórios odontológicos.
A boa notícia é que existe sim uma solução para esse problema! A gengivoplastia é um procedimento realizado por um cirurgião dentista para fins estéticos. A cirurgia é simples e realizada no próprio consultório, buscando remodelar a gengiva e deixá-la mais harmônica com o sorriso. Se necessário, também pode ser combinada com uma gengivectomia, um procedimento à parte que remove o excesso de tecido gengival. Dessa forma, qualquer pessoa pode ter o sorriso dos sonhos!
Quem pode fazer?
Toda pessoa que tem sorriso gengival pode realizar uma gengivoplastia, mas o modo como a cirurgia será realizada varia de caso para caso, já que cada sorriso possui um aspecto diferente. O cirurgião dentista irá avaliar onde estão os excessos para remover apenas o que for necessário, então não é um procedimento igual para todos. Já a gengivectomia não se limita a um caráter estético e também pode ser realizada para fins reparadores, especialmente em casos de doenças como a periodontite.
Na primeira consulta com o dentista, ele avaliará se o paciente está com condições bucais adequadas para realizar a cirurgia, pois caso haja algum problema ou doença não tratada, não é possível dar continuidade ao tratamento. Caso esteja tudo em ordem, o cirurgião fará algumas medições para planejar o quanto será removido de cada lado, buscando a simetria ideal. O procedimento em si só será realizado na consulta seguinte.
Ao finalizar a remoção, serão dados alguns pontos que deverão ser removidos dentro de alguns dias. A recuperação é tranquila e não interfere no dia a dia do paciente.
Cuidados pós-cirúrgicos
Ainda que seja um procedimento simples, a gengivoplastia requer alguns cuidados pós-cirúrgicos. É indispensável evitar exposição solar, fazer esforço físico e ingerir bebidas alcóolicas nas primeiras 48 horas. Nesse período também é recomendado evitar falar ao máximo para não forçar os pontos.
Na hora da escovação, evite passar a escova nas partes operadas até que os pontos tenham sido removidos, usando somente os produtos indicados pelo cirurgião para fazer a limpeza. Já se tratando da alimentação, priorize alimentos pastosos ou líquidos, em temperatura morna ou fria, sempre com um cardápio mais leve.
Caso tenha alguma dúvida sobre o procedimento, não deixe de procurar a ajuda de um dentista!
Referências
https://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/ANATRIZ%20NEVES%20DA%20SILVA%20PREGO.pdf