Ir ao dentista regularmente é um hábito importante em qualquer idade, especialmente nos primeiros anos de vida, com o nascimento dos dentinhos de leite. Muita gente acha que os dentes de leite não merecem tanto cuidado e atenção, já que eventualmente vão cair, mas esse é um equívoco que não pode ser cometido.
Indo além dos cuidados com a saúde bucal, ir ao dentista desde pequeno é uma forma de acompanhar todo o processo de nascimento dos dentes e todas as alterações estruturais que isso pode causar na cavidade oral. Dentes desalinhados ou encavalados são um problema muito comum que já começa na infância e pode trazer algumas complicações na fase adulta, então a ortodontia desempenha um papel muito importante na vida de uma criança.
Entenda melhor qual o papel da ortodontia na infância e por que todos devem levar seus filhos ao dentista desde pequenos.
Cuidados preventivos
A maior quantidade de alterações estruturais que nossa arcada dentária sofre é na infância, já no nascimento dos dentes de leite. A posição em que os dentes nascem interferem em uma série de fatores que podem ser observados pela mordida da criança (aberta ou cruzada), pela posição do queixo (muito para frente ou para trás) e, em alguns casos, pode acontecer de alguns dentes nascerem em lugares que não deveriam, como no céu da boca, por exemplo.
O dentista é o profissional responsável por acompanhar todo esse processo e, se achar necessário, iniciar um tratamento desde cedo para que a criança não sofra com essas questões no futuro. Nesse caso, o tratamento mais comum envolve o uso de aparelho dentário, que geralmente traz um efeito mais rápido e satisfatório quando utilizado na infância, pois ajuda os dentes a se posicionarem no lugar certo conforme vão se desenvolvendo.
Não existe uma idade mínima específica para se colocar aparelho, por isso é necessário a avaliação regular de um profissional para acompanhar esse processo e definir o momento ideal para iniciar o tratamento. Tudo isso está relacionado com fatores como mastigação, deglutição e até mesmo respiração, então é algo que varia muito de criança para criança; algumas podem precisar logo cedo, enquanto em outras só pode se fazer necessários depois, quando já estiverem um pouco maiores.
Principais benefícios
São vários os benefícios da ortodontia na infância. Além de prevenir problemas no futuro, como já citado, também traz alterações significativas no presente, como ao corrigir alguns hábitos que costumam ser prejudiciais para o desenvolvimento dos dentes. Algumas crianças têm o costume de chupar chupeta ou dedo, o que implica no formato da sua arcada dentária. A ortodontia é o caminho para ajudar o pequeno a abandonar esses hábitos.
Além disso, contar com dentes bem alinhados desde cedo também colabora com o desenvolvimento da fala, das mordidas e da deglutição, todos fatores que são impactados negativamente com problemas na estrutura da arcada dentária. É possível até mesmo sentir diferença no hálito e na respiração, dependendo do caso. Tudo isso deve ser somado às melhorias estéticas, que fazem bastante diferença e, sem dúvidas, vão colaborar muito com a autoestima no futuro.
Sendo assim, se você tem filhos pequenos, não se esqueça de levá-los ao dentista regularmente!
Referências
https://www.colgate.com.br/oral-health/early-orthodontics