Bruxismo Infantil: vamos falar sobre?

O bruxismo é uma condição mais comum do que se imagina. As pessoas que sofrem do problema costumam ranger ou apertar os dentes involuntariamente, geralmente enquanto estão dormindo, mas pode acontecer em qualquer momento do dia. Isso coloca uma pressão desnecessária na arcada dentária que pode trazer outras consequências como dores de cabeça e nos dentes.

O bruxismo pode afetar qualquer pessoa, independente da idade, então sim, crianças também podem apresentar essa condição. As causas costumam estar sempre relacionadas com o estado emocional da pessoa, então no caso do bruxismo infantil, não tem nada a ver com a troca dos dentes de leite ou com algum outro problema de saúde.

Entenda melhor sobre o bruxismo infantil e como lidar com o problema a seguir.

O que causa bruxismo em uma criança?

O bruxismo pode ter diversas causas e na maioria das vezes pode ser um pouco complexo encontrar o gatilho exato que leva a pessoa a ranger os dentes descontroladamente. Contudo, quase sempre está relacionado com altos níveis de estresse, hiperatividade, consumo excessivo de substâncias estimulantes (como açúcar ou cafeína, por exemplo) e, em alguns casos, pode estar presente desde a infância sem causa aparente.

O bruxismo noturno, que é o mais comum, acontece somente durante o sono, onde a criança aperta os dentes dormindo e costuma acordar com dor de cabeça. Ainda existe o bruxismo diurno, que pode acontecer a qualquer momento mesmo acordado. Os sintomas iniciais sempre são dores de cabeça e na mandíbula, então caso seja algo recorrente, já é um sinal para procurar um dentista. Quando não há tratamento adequado, o quadro pode piorar até o ponto de criar lesões, desgastar os dentes ou até mesmo amolecê-los.

Sendo assim, uma criança que sofre de bruxismo provavelmente está passando por alguma situação emocional complexa, que esteja a colocando sob muito estresse e ansiedade. Crianças não expressam seus sentimentos com a mesma facilidade que um adulto, então é importante que os pais fiquem bastante atentos ao seu comportamento e suas queixas de dores, para assim procurar a ajuda de um dentista logo quando perceber os primeiros sinais.

Tratamento

O Bruxismo não é um transtorno considerado grave e, na maioria das vezes, dificilmente o paciente chega a sofrer alguma lesão, mas é importante procurar ajuda profissional para minimizar os sintomas e controlar as dores. Por não se tratar de uma doença, ele também não tem cura, então o objetivo do tratamento é apenas controlar o ranger compulsivo dos dentes.

Primeiramente, o dentista tentará descobrir o que está causando o problema, pois eliminando a causa existe a chance de interromper as crises. A orientação varia de acordo com cada caso em específico, então podem ser recomendadas medidas para diminuir o estresse ou, se necessário, o uso de uma placa nos dentes durante o sono. Incentivar a criança a praticar algum esporte ou brincar com algo que goste antes de dormir é uma forma de deixá-la mais relaxada e evitar o ranger dos dentes durante o sono, mas também é importante procurar entender o que a está deixando tão estressada ao longo do dia. 

Essas placas são feitas sob medida para cada paciente e se encaixam perfeitamente em sua arcada dentária, mantendo a mandíbula em uma posição mais confortável e impedindo o atrito dos dentes enquanto dorme. Existem vários tipos de placas, então sempre é possível procurar outra alternativa caso uma não apresente bons resultados.

Referências

https://www.tuasaude.com/como-tratar-o-bruxismo-infantil/

https://www.sorrisologia.com.br/noticia/bruxismo-o-que-e-como-pode-afetar-sua-vida-tratamento-e-as-principais-duvidas-sobre-o-desvio_a9419/1

https://www.colgate.com.br/oral-health/bruxism/bruxism-signs-and-symptoms

© 2022 - Dra. Dolores. Todos os direitos reservados.