Odontopediatria: entenda a importância de ter um profissional para as crianças

Saúde bucal é coisa séria e os cuidados direcionados à boca já devem começar com o nascimento dos primeiros dentes! Muita gente se esquece desse detalhe ou simplesmente acha que as crianças, por terem dentes de leite, não precisam cuidar dos dentes como os adultos, mas elas não só devem como também existe uma especialidade da odontologia voltada especificamente para elas: a odontopediatria.

Antigamente, era comum que muitas pessoas criassem uma espécie de trauma de ir ao dentista na fase adulta justamente porque tiveram alguma experiência ruim na infância. Visando eliminar esse tipo de situação, muitos dentistas passaram a se especializar nos cuidados de bebês, crianças, adolescentes e até gestantes, nascendo assim a odontopediatria.

A seguir, entenda qual a importância da odontopediatria para a odontologia no geral e porque toda criança precisa ir ao dentista regularmente.

Cuidando desde cedo

É fato que os dentes de leite são temporários e cedo ou tarde cairão, mas isso não significa que eles são isentos de qualquer outro problema que podemos ter nos dentes permanentes. Desde sempre já é possível ter cáries e outras doenças comuns que adultos apresentam na cavidade oral, então é indispensável que o acompanhamento com um dentista já comece desde o nascimento dos primeiros dentes.

O papel de um odontopediatra tem um foco mais preventivo. Ele é responsável por avaliar se os dentes do bebê ou da criança estão nascendo e se desenvolvendo dentro do esperado, além de orientar os pais adequadamente sobre como cuidar da boca dos seus pequenos. Por um tempo considerável, serão os pais que terão de fazer a escovação dos filhos e existe um jeito certo de fazer isso, além de uma série de produtos que devem ser evitados.

É esse cuidado contínuo que garante que a criança terá dentes fortes e saudáveis conforme os permanentes começarem a aparecer. Mas é claro que o papel de um odontopediatra também está ligado em saber lidar com o público infantil, pois as crianças também precisam aprender a cuidar da sua própria higiene bucal.

Por que levar seu filho ao dentista?

Geralmente crianças não gostam nem um pouco de ir ao médico e assimilam o consultório odontológico da mesma forma, mas os odontopediatras são preparados para deixá-las confortáveis e à vontade, de forma que seja mais fácil ensiná-la os cuidados básicos com sua higiene bucal e ela não fique traumatizada posteriormente.

Essa também é uma forma dos pais procurarem ajuda quando estão enfrentando dificuldades em fazer com que o filho adote uma rotina de cuidados básicos com os dentes. Algumas crianças sentem mais dificuldades em fazer a escovação, passar fio dental e coisas do tipo. Esses dentistas são o profissional certo para ajudá-las a superar esses obstáculos e garantir que elas aprendam tudo da forma correta.

Dito tudo isso, que fique dado o recado: ir ao dentista é um hábito para todas as idades! Se você tem filhos pequenos, não deixe de levá-los a um odontopediatra regularmente para garantir dentes bonitos e saudáveis no futuro.

Referências

https://blog.odontoclinic.com.br/odontopediatria/odontopediatria/

https://sorrisologia.com.br/w/odontopediatria-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-a-especialidade-que-cuida-do-sorriso-das-criancas_a9850

 

© 2022 - Dra. Dolores. Todos os direitos reservados.