Muita gente assimila cáries com crianças, já que costuma ser a faixa etária que mais consome doces e todo tipo de açúcar. Porém, isso não significa que somente crianças podem desenvolver cáries, inclusive consumir muito açúcar nem sempre é a causa do problema, apesar de contribuir bastante.
Podemos ter cáries em qualquer idade, então quem é idoso também precisa ficar atento com sua saúde bucal! Já passamos daquela época em que era considerado “normal” perder dentes, usar dentaduras e coisas do tipo na terceira idade. Hoje em dia todos precisamos nos cuidar e prevenir as cáries é uma ótima forma de preservar sua saúde bucal.
No geral, os métodos de prevenção são iguais em qualquer idade, já que as cáries sempre são causadas pelos mesmos fatores. Confira cinco dicas de como se prevenir na terceira idade:
1 – Escove bem os dentes
Essa é a dica mais clichê e ainda assim a mais importante. Muitos idosos não escovam os dentes corretamente, deixando restos de alimentos remanescentes na boca. Isso é um prato cheio para as bactérias e quanto mais tempo aquelas sujeiras permanecerem ali, maior o risco da cárie se desenvolver.
Uma boa escovação é essencial, tanto na parte superficial do dente quanto nas mais profundas. Além disso, usar fio dental também é indispensável, já que só assim é possível remover sujeiras que a escova não consegue.
2 – Cuidado com o açúcar
O açúcar sempre será um dos principais causadores de cáries, pois é ele quem cria toda aquela placa bacteriana na nossa boca. Esse fator, somado com a má escovação, que já foi citada na primeira dica, pode trazer resultados catastróficos para a saúde bucal!
Isso não quer dizer que você nunca mais poderá comer um docinho ou adoçar seu café, mas é preciso controlar o quanto se consome diariamente e sempre escovar muito bem os dentes para remover qualquer sobra.
3 – Troque sua escova de dentes
Um erro que muita gente comete é usar a mesma escova de dentes por meses. Quanto mais velha a escova, menor sua eficiência na higienização, o que resulta em mais sujeira sobrando na boca.
O recomendado é trocar a escova de dentes a cada três meses, que seria o tempo que elas levam para começar a se desgastar.
4 – Beba muita água
Beber pouca água ao longo do dia também resulta em menos saliva na boca. A saliva é uma proteção natural da cavidade oral, ajudando a dissolver os alimentos e prevenindo a formação de placa bacteriana.
Uma boca seca fica vulnerável a ação bacteriana, então não deixe de beber, pelo menos, dois litros de água todos os dias, o mínimo recomendado para que o corpo fique sempre hidratado e saudável.
5 – Vá ao dentista regularmente
Ir ao dentista regularmente é tão importante quanto realizar um check-up em qualquer outra especialidade médica, pois só assim é possível garantir que esteja tudo em ordem com sua saúde bucal. Muitas doenças, incluindo as próprias cáries, se desenvolvem silenciosamente, então é essencial visitar seu dentista regularmente e não só quando estiver sentindo dores ou outros sintomas.
Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar!